Arnaldo Alves
O setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizou uma fiscalização nas cidades de Pedro Laurentino, Nova Santa Rita, São João do Piauí, Capitão Gervásio e São Miguel do Fidalgo.
Ao todo, foram apreendidos mais de 150 produtos entre pneus, kits de motocicleta, fios e cabos elétricos, adaptadores, panelas e extensões. O material fiscalizado foi retirado de circulação por não atender as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e levado ao depósito do órgão para seguir os trâmites burocráticos.
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, a vistoria percorreu 43 estabelecimentos comerciais da região e 19 empresários foram autuados por conta de irregularidades encontradas.
“São diversas infrações. Por exemplo, um pneu remoldado usado indevidamente pode gerar um acidente grave na estrada. Um fio e cabo elétrico irregular aumenta a tarifa de energia da população e pode ocasionar um curto-circuito no local, entre outros motivos. Nossas equipes seguem atentas, percorrendo todas as regiões do Piauí para proteger o consumidor”, explicou o gestor.
Em caso de irregularidades, a população pode fazer uma denúncia de forma anônima por meio do Aplicativo Fala Consumidor ou do WhatsApp da ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.