Por Arnaldo Alves
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) apreendeu 30 balanças de pesagem irregulares no Mercado Central e do Parque Piauí, em Teresina, nesta quinta-feira (21).
A ação acontece em parceria com Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e agentes da polícia civil.
A fiscalização faz parte do Plano Nacional de Vigilância do Mercado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), realizado em todo Brasil, durante o mês de agosto, em alusão dia do feirante (25). No início da semana, fiscais do órgão também apreenderam cerca de 20 balanças falsificadas na nova Ceasa.
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, o foco da operação são as feiras-livres de Teresina e também do interior do Piauí.
“Às balanças apreendidas no mercado central, do Parque Piauí e da nova Ceasa não possuem modelo de aprovação do INMETRO. São balanças piratas e que estavam lesando o consumidor na hora da pesagem do produto. Atendendo ao plano de vigilância do mercado, o setor da metrologia tem intensificado neste mês a fiscalização desse tipo de instrumento de pesagem em diversos municípios do Piauí”, explicou.
Uma balança pode ser considerada pirata quando as informações estão em língua estrangeira ou o material não conta com o selo de verificação do INMETRO. Durante a vistoria, os fiscais do órgão realizam uma série de testes de pesagem para comprovar se a balança é falsa ou verdadeira.
A fiscalização acontece até sábado (23). Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvidas, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921 ou por meio do Aplicativo Fala Consumidor, disponível para download nas lojas de aplicativos.