Por Arnaldo Alves
A direção do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) apresentou novas funcionalidades do aplicativo “Fala Consumidor”, nesta terça-feira (27).
Com um novo layout, o aplicativo Fala Consumidor centraliza canais de comunicação, denúncias, reclamações e servições digitais, permitindo que demandas da sociedade sejam registradas, acompanhadas e tratadas de forma eficiente pelo órgão.

Com as novas funcionalidades do app, o consumidor pode registrar uma denúncia e informar dados como local, data e horário, além de anexar fotos, vídeos ou outras evidências. O aplicativo também oferece um canal de atendimento da ouvidoria, acompanhamento de processos administrativos, protocolo digital, acesso exclusivo para servidores, entre outras funções.
De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, as novas funcionalidades do aplicativo fazem parte do processo de modernização do órgão, com objetivo de facilitar a vida dos consumidores.
“O Fala Consumidor agora conta com diversas novidades. Os usuários poderão de uma forma ainda mais simples fazer denuncias anônimas de acordo com o tipo de infração, enviar vídeos ou fotos de possíveis irregularidades encontradas, saber informações sobre postos de combustíveis regularizados, verificar a autenticidade de selos, além de alertar nossos fiscais sobre possíveis fraudes. Para o servidor do órgão, também é fornecido uma aba com diversos serviços internos”, explicou.

O app Fala Consumidor está disponível para download nas versões Android e iOS. Para baixar, basta abrir a loja de aplicativos do seu smartphone, tablet ou computador, aceitar os termos de uso e aproveitar todas as funcionalidades disponíveis.
Segundo o coordenador do
departamento de gestão de qualidade e suporte técnico da Centro Data, empresa responsável por desenvolver o aplicativo, Rafael Silva, o Fala Consumidor reduz filas, custos operacionais e tempo de resposta, trazendo mais eficiência para o órgão e para sociedade piauiense.
“O aplicativo Fala Consumidor representa um avanço significativo na modernização da gestão pública e na defesa dos direitos do consumidor. Ao integrar denúncias, ouvidoria, fiscalização e protocolo digital em uma única plataforma, o IMEPI se aproxima da sociedade, torna seus serviços mais acessíveis e reforça seu papel institucional na proteção do cidadão e na garantir da conformidade de produtos e servições no Estado do Piauí”, finalizou.
