INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Cronotacógrafos de ônibus escolares devem ser verificados antes da inspeção periódica
15/10/2009 - 00:10:51  
  
Twitter 
Google+ 

A partir do dia 31 de outubro, os ônibus escolares terão que apresentar o certificado de verificação do cronotacógrafo ao realizarem as inspeções periódicas nos Institutos de Pesos e Medidas (Ipem) de cada estado e nos organismos acreditados pelo Inmetro. Para realizar a verificação, o proprietário do veículo deve procurar uma oficina da rede cadastrada pelo Inmetro e providenciar a selagem do instrumento. A relação pode ser encontrada no Ipem de seu estado ou no site: http://www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo. Depois de selado, o cronotacógrafo deverá ser submetido a ensaio num dos postos também indicados pelos Ipem. Este é o segundo prazo para verificação de cronotacógrafos que vence. O primeiro, válido para veículos de transporte de carga perigosa, se encerrou no último dia 31 de agosto em âmbito nacional.

 Para proporcionar maior conforto aos proprietários dos veículos e evitar congestionamentos nas agendas de atendimento, o Inmetro orienta que as verificações sejam escalonadas e somente os veículos que já estão com a inspeção periódica próxima do vencimento procurem as oficinas de selagem e os postos de ensaio nos próximos meses. O Inmetro já tem 24 postos instalados em todo o país e 245 oficinas cadastradas para emissão provisória dos certificados. Até o fim do ano, a previsão é de que mais 71 postos sejam instalados. A duração dos ensaios é de aproximadamente 30 minutos.

 Mais segurança nas estradas

 A verificação metrológica do cronotacógrafo é obrigatória por lei e o certificado, fornecido pelo Inmetro, terá validade de dois anos. O objetivo é comprovar o funcionamento correto do instrumento, que registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida. Veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a ter cronotacógrafo. Para atender à exigência de verificação em todos os tipos de veículos, o Inmetro criou um cronograma. O prazo para veículos de veículos de passageiros vai até 31 de dezembro; e para veículos de carga em geral, até 31 de dezembro do ano que vem.

 “A verificação pode ajudar a reduzir o grande número de acidentes e oferecer maior segurança nas estradas, já que os registros dos cronotacógrafos permitem que seja analisada a forma de condução dos veículos pelo motorista. Por isso, são conhecidos como caixa preta dos caminhões e aceitos como provas em casos de acidentes”, explica Jorge Seewald, coordenador da implantação do projeto pelo Inmetro.

 Calendário de vencimento de prazos:

Tipo de veículo

Quando vence

Transporte de produtos perigosos

31/08/2009

Veículos escolares

31/10/2009

Coletivo de passageiros em geral

31/12/2009

Veículo de cargas em geral

31/12/2010

 Dúvidas ligue para o telefone (86) 3236 5735

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.