INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Brasil adota padrão de plugues e tomadas para aumentar a segurança do consumidor
18/12/2009 - 00:09:35  
  
Twitter 
Google+ 

O Brasil conclui em 2011 as etapas do processo de criação do padrão brasileiro de plugues e tomadas pela norma ABNT NBR 14136. A padronização foi tornada obrigatória em portaria do Inmetro publicada em 2000. O Instituto estabeleceu diferentes prazos para que os vários segmentos da indústria se adaptassem e a última reunião do Conmetro determinou um prazo final, em julho de 2011, para a comercialização de aparelhos com plugues fora do padrão. A padronização de plugues e tomadas já foi adotada em outros países.

CALENDÁRIO DE PLUGUES E TOMADAS

PRAZO

MEDIDA

1º de janeiro 2010

Fabricantes e importadores de aparelhos eletroeletrônicos não poderão mais fabricar e importar equipamentos com plugues antigos.

1º de outubro de 2010

Fabricantes e importadores de aparelhos eletroeletrônicos não poderão mais comercializar para o varejo produtos com plugues antigos.

1º de janeiro de 2011

O comércio varejista não poderá mais vender, de forma avulsa, plugues e tomadas do modelo antigo.

1º de julho de 2011

O comércio varejista não poderá mais vender aparelhos eletroeletrônicos com plugues antigos.

Antes do padrão, o brasileiro convivia com mais de 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas, tanto de produtos fabricados no País como de importados, o que tornava necessário o uso indiscriminado de adaptadores.

O que muda

o Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos.

o Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos.

o O terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação elétrica residencial disponha de aterramento.

o Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Terão um diâmetro para aparelho que operam com até 10 ampères e outro para os que operam entre 10 e 20 ampères. Isto impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado em instalação de até 10, sobrecarregando-a.

o Em alguns casos, o consumidor terá que trocar as tomadas antigas por outras que estejam dentro do padrão para poder conectar aparelhos com plugues padronizados.

o Em alguns casos será necessário o uso temporário de adaptadores certificados pelo Inmetro, para conectar aparelhos com plugues fora do padrão a instalações elétricas que estejam dentro do padrão, bem como de aparelhos com plugues padronizados em instalações elétricas com tomadas não padronizadas.

Vantagens do uso do padrão

o Maior segurança para o usuário contra choques elétricos por contatos acidentais

o O novo formato de plugues permite um contato mais eficiente com a tomada evitando aquecimentos que podem levar a acidentes como incêndios e curto-circuito

o O contato mais eficiente com a tomada ajuda a evitar o desperdício promovendo economia no consumo de energia elétrica

o O usuário terá adequada segurança se a residência for aterrada, em aparelhos que usam plugues de 3 pinos.

o Impossibilidade de conexão dos plugues usados em aparelhos que trabalham com mais de 10 amperes em tomadas de instalações dimensionadas para menos de 10 ampères, impedindo sobrecargas.

 

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.