INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Conversores catalíticos só poderão ser comercializados com Declaração do Fornecedor
09/04/2010 - 00:08:55  
  
Twitter 
Google+ 

         Desde 3 de abril, os fabricantes e importadores de conversores catalíticos para automóveis leves com motores a gasolina ou álcool só podem comercializar seus produtos no país se tiverem a Declaração de Fornecedor registrada no Inmetro. Isso porque, a partir dessa data, entrou em vigor o regulamento determinando que cada conversor seja submetido a ensaio de medição de emissão de gás de escapamento, de acordo com a Portaria 346/2008, do Inmetro. Os ensaios devem ser realizados em laboratórios acreditados pelo Inmetro. A obrigatoriedade visa a preservar o meio ambiente e a garantir a qualidade e durabilidade do produto.

         Para obter a Declaração de Fornecedor, os fabricantes e importadores podem entrar em contato com o Inmetro ou procurar um laboratório acreditado para orientações e apresentação da documentação estabelecida pela Portaria.

         O conversor catalítico, composto de metais preciosos, é parte do sistema de escapamento do veículo e sua função é converter os gases nocivos produzidos na combustão do motor - como o monóxido de carbono, os óxidos de nitrogênio e os hidrocarbonetos - em gases menos poluentes.
       

        O comércio terá mais um ano de prazo, até 3 de abril de 2011, para escoar o estoque da peça que estiver sem a Declaração de Fornecedor. Após esta data, os comerciantes que venderem conversores sem a Declaração poderão ser advertidos, multados, ter o estabelecimento interditado ou o material apreendido e inutilizado.

CALENDÁRIO PARA ADAPTAÇÃO DOS FABRICANTES, IMPORTADORES E COMÉRCIO

PRAZO

MEDIDA

3 de abril 2010

Fabricantes e importadores de conversores catalíticos não poderão mais fabricar e importar os conversores catalíticos sem a Declaração de Fornecedor fornecida pelo Inmetro.

3 de abril 2011

O comércio atacadista/varejista não poderá mais vender conversores catalíticos sem a Declaração de Fornecedor.


Fonte: Inmetro

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.