INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Operação Dia das Mães fiscaliza selo do Inmetro em produtos femininos
05/05/2010 - 00:11:20  
  
Twitter 
Google+ 

Com a proximidade do Dia das Mães, o movimento do comércio se intensifica consideravelmente. Em razão disso, desde ontem terça-feira (04), o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi/PI), está nas ruas com a Operação Especial Dia das Mães, com foco em mamadeiras, chupetas e produtos têxteis – moda feminina. A blitz irá percorrer lojas da capital e interior do Estado do Piauí e observará se nas mamadeiras e chupetas constam o selo do Inmetro, que garante a certificação do produto.

No caso das chupetas, as que foram fabricadas até 01 de setembro de 2009 poderão ser comercializadas até findar o prazo de validade.  Depois desta data, o artigo deverá conter obrigatoriamente o selo do Inmetro. Já na área têxtil, os ficais irão verificar se os artigos têxteis trazem a etiqueta contendo informações como: CNPJ ou CPF, país de origem, modos de conservação, composição têxtil e tamanho.

Caso a fiscalização constate irregularidade, o produto é apreendido e o fabricante poderá ser autuado.  As multas aplicadas variam entre R$100 a R$1,5 milhão, dependendo da decisão da Assessoria Jurídica do órgão. A operação faz parte das Operações Especiais do Inmetro e acontece em todo país.  A blitz segue até a sexta-feira (07).

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.