INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Taxímetro só podem ser instalados e verificados em oficinas autorizadas
05/11/2010 - 00:09:15  
  
Twitter 
Google+ 

A cada ano todo taxímetro é submetido a uma aferição feita pelo Inmetro/ Imepi com o objetivo de garantir que o consumidor pague o preço certo pela quilometragem percorrida, sem a possibilidade de prejuízo ao seu bolso. A função do Inmetro/Imepi é de proteção a sociedade.

Sempre que há reajuste nas tarifas de táxi com os novos valores do quilômetro rodado nas bandeiras “1” e “2”, o instrumento deve ser submetido a um  rompimento de lacres feito por oficinas autorizadas pelo Inmetro/Imepi.

Os representantes das oficinas é quem  definem os preços que serão cobrados pelo serviço de atualização de cada taxímetro, o Inmetro/Imepi não regulamenta nenhuma taxa para as oficinas credenciadas. O Imepi não pode interferir em questões comerciais. A aferição nos taxímetros feita pelo  Inmetro/Imepi custa R$ 37,50 valor regulamentado e tabelado em todo Brasil pelo Inmetro.

Os selos de verificação INMETRO, do taxímetro e da caixa Red./Transdutor ótico, assim como os selos apostos pelas oficinas de manutenção, devem estar em perfeito estado, sem indicar nenhuma possível violação. Os arames de lacração do taxímetro e da caixa Red./Transdutor ótico, não podem ser rompidos.

A Verificação de Taxímetros está regulamentada pela Portaria 201 de 21 de outubro de 2002 do INMETRO, com fulcro nas Leis do INMETRO e do CONMETRO. De acordo com o Regulamento Técnico Metrológico, da referida portaria, todo Taxímetro, em uso no território nacional, deve ter seu modelo aprovado pelo INMETRO, e deve obrigatoriamente, ser submetido à verificação periódica. Cabe ao Imepi, a fiscalização dos taxímetros no Estado do Piauí.

As oficinas interessadas em se credenciar junto ao Inmetro/Imepi para ter a autorização para reparo em taxímetros deve se dirigir ao Imepi com a documentação exigida pelo órgão e procurar o Sr. Francisco Costa diretor técnico.

Reclamações, sugestões, elogios ligue para a ouvidoria do Imepi 0800 281 1411.

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.