INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi divulga resultado da blitz realizada no final de semana
11/04/2011 - 00:13:12  
  
Twitter 
Google+ 
Equipe do Imepi durante fiscalização

No último final de semana, fiscais do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) percorreram mercados e feiras livres de Teresina, verificando se as balanças existentes no local estão de acordo com as normas do Inmetro. A blitz faz parte da Operação Páscoa e intensificou a fiscalização no Mercado do Peixe, Ceapi e Mercado do Parque Piauí, de sexta a domingo.

Durante a ação, foram verificados 239 instrumentos de pesagem, dentre os quais foram aprovados 205 e reprovados 34, sendo estes passíveis de reparo em oficina credenciada pelo Imepi. Foram emitidos 4 autos de infração, 4 de interdição e realizadas 3 apreensões. A blitz contou com a presença de agentes da Polícia Militar do Piauí, que garantiram a segurança das equipes no local.

De acordo com a diretora técnica interina Dóris Torres, nos últimos anos houve uma melhora considerável na qualidade do tipo de instrumento utilizado pelos comerciantes. “A entrada no mercado de balanças digitais mais modernas, garante mais confiabilidade nas pesagens, protegendo o consumidor e o próprio comerciante”, afirma.

“O resultado da blitz reforça a importância da fiscalização constante por parte do Imepi e também da sociedade. Além disso, incentivamos a livre concorrência. Em muitos casos, o comerciante que age dentro da lei acaba sendo prejudicado por aqueles que fraudam seus equipamentos”, afirmou Messias Júnior, diretor geral do órgão, que acompanhou toda a operação de perto. 

Os fiscais do Imepi afixaram adesivos nas dependências dos mercados e feiras, em locais de maior visibilidade, com informações sobre o selo do Inmetro e um telefone gratuito para denúncias: 0800 281 1411.

A fiscalização nas feiras livres e mercados de Teresina acontece durante todo o ano, mas é intensificada em períodos especiais como a Semana Santa, Natal, Dia das Mães, entre outros. O resultado final da Operação Páscoa será divulgado no dia 26 de abril.

Rosa Magalhães

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.