INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Caminhões tanque passam por aferição do IMEPI
20/04/2011 - 00:10:12  
  
Twitter 
Google+ 
Caminhões tanque passam por aferição do IMEPI

Durante todo o ano, o Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) faz a verificação (aferição) dos caminhões-tanque que circulam pelo Piauí e provenientes de outros estados. O objetivo é medir a quantidade de combustível e condições de segurança do equipamento, tipo extintor de incêndio, estado de conservação em geral (pneus, tanque), placas de identificação do tipo de combustível transportado, etc.
O procedimento deve ser realizado a cada dois anos, de acordo com o ano de fabricação do tanque. Para aqueles que têm até 10 anos de fabricação, a inspeção tem validade de um ano. Entre 10 e 20 anos, vale por 6 meses e acima de 20 anos, é válida por apenas três meses. A documentação necessária para realização da aferição é: documento do carro (DUT), certificado de aferição do cronotacógrafo (aparelho que controla a velocidade do veículo) e certificado de inspeção veicular (realizada por empresa terceirizada credenciada pelo Inmetro). 
De acordo com o metrologista Marconi Vieira, a aferição deve ser marcada com antecedência, porque o IMEPI tem capacidade de atender no máximo três caminhões-tanque por dia, por ser um trabalho demorado e minucioso.
A verificação é realizada na Base de Aferição localizada no bairro Dirceu Arcoverde e o telefone para contato é: 3236-5735.

Rosa Magalhães

 

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.