INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Operação do Imepi fiscaliza medidores de pressão arterial em Teresina
08/07/2011 - 12:59  
  
Twitter 
Google+ 
Esfigmomanômetro passa por teste de medição

Equipes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) estão verificando os esfigmomanômetros (aparelhos medidores de pressão arterial) em hospitais públicos e particulares, clínicas e postos de saúde em Teresina, bem como aqueles utilizados para medição em praças públicas da capital.

Por enquanto estão sendo vistoriados os esfigmomanômetros mecânicos (aneróides e de coluna de mercúrio) e os digitais de pulso. Os fiscais realizam três tipos de exames para verificar o estado geral de conservação e o funcionamento do aparelho e a margem de erro tolerável é de 4 mm/Hg (milímetros de mercúrio). Até agora, dez hospitais e clínicas foram visitados somente na área do centro e o percentual de reprovação dos aparelhos vistoriados é de 55%.                                                          

Os aparelhos reprovados são notificados e têm um prazo de dez dias para reparo em oficina credenciada pelo Imepi / Inmetro. Ao final do prazo, os fiscais fazem uma nova verificação para certificar se o instrumento pode ser utilizado com segurança. Caso apresente erro novamente, o proprietário é autuado e posteriormente multado, a não ser que apresente nota fiscal de serviço referente ao conserto. Nesse caso, a responsabilidade passa a ser da oficina.  O valor da multa varia de 1 a 50 salários mínimos.

“O Imepi presta importantes serviços à sociedade em diversos setores,  inclusive na àrea de saúde, onde estamos intensificando nosso trabalho. Vamos fiscalizar os medidores de pressão em todo o Piauí, para detectar erros e evitar o diagnóstico equivocado de alteração da pressão arterial, que pode levar o paciente a ingerir um medicamento errado e inclusive chegar a óbito”, afirmou Messias Júnior, diretor geral do órgão.                            

Os proprietários de esfigmomanômetros podem levar o aparelho para verificação na sede do Imepi, na avenida Barão de Gurguéia, 6333, Tabuleta, de segunda a sexta, no horário das 07:30h às 13:00h. Mais informações através do telefone 0800 281 1411.

Rosa Magalhães


Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.