INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi realiza verificação em cronotacógrafos
25/07/2011 - 13:15  
  
Twitter 
Google+ 
Veículo durante teste de cronotacógrafo

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) está realizando a verificação obrigatória dos cronotacógrafos, instrumentos de medição instantânea de velocidade e tempo, nos veículos que transportam cargas acima de 4500 kg (com capacidade a partir de dez passageiros), como por exemplo ônibus e caminhões.  

O cronotacógrafo é um equipamento que registra dados importantes como distância percorrida, pontos de parada, limites de velocidade e tempo de direção, dentre outros, e que deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias. O exame é obrigatório e de vital importância, pois garante a confiabilidade do instrumento, principalmente em casos de acidentes.  

Os proprietários dos veículos devem se dirigir a uma oficina credenciada pelo Inmetro para realizar a inspeção inicial e a selagem do equipamento. Após esse procedimento e com o certificado provisório em mãos, devem ir até um posto de ensaio também credenciado (público ou privado) para exame final do cronotacógrafo, que consiste na verificação da selagem e o ensaio no banco de rolos, que dura em média trinta minutos.  

Os resultados dos exames são comparados (selagem e disco de tacógrafo) e se o instrumento for aprovado, é emitido o certificado com validade de dois anos. Após esse período,  é necessária nova verificação. 

O Imepi atende em média doze veículos por dia, no horário das 07:30 às 13:30h, de segunda a sexta. O agendamento pode ser realizado na Base de Aferição do Imepi, localizada ao lado do Terminal de Petróleo, no bairro Dirceu Arcoverde ou pelo fone 3236-5735. 

 

Rosa Magalhães

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.