INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Eletrodomésticos são fiscalizados pelo Imepi em Teresina
05/08/2011 - 12:26  
  
Twitter 
Google+ 
Etiqueta de uso obrigatório nos eletrodomésticos

Equipes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) visitaram estabelecimentos comerciais de Teresina no período de 03 a 05 de agosto, para verificação da chamada linha branca, que compreende eletrodomésticos como refrigeradores, condicionadores de ar, televisores, fogões, bebedouros elétricos e máquinas de lavar roupa. Em todos estes produtos é obrigatória a etiqueta de eficiência energética, que indica a classe de consumo de A (menor consumo) a E (maior consumo), afixada ainda na fábrica após realização de testes pelo Inmetro. Ao todo, foram visitadas dez lojas na capital e cinco receberam notificação. Os produtos que mais apresentaram irregularidades foram televisores e máquinas de lavar.  

Os eletrodomésticos que não estão em conformidade com as normas do Inmetro são interditados e o comerciante tem o prazo de dez dias para apresentar a nota fiscal de fábrica. Nesse caso, o fabricante é responsabilizado pela ausência da etiqueta. Se não apresentar a nota fiscal, é o estabelecimento que será penalizado com multa. É importante ressaltar que a lei vale apenas para os eletrodomésticos novos. 

De acordo com a metrologista Maria José Silva, em alguns casos o comerciante não tem conhecimento da importância da etiqueta de eficiência energética, mas há casos em que alguns agem de má fé, retirando a etiqueta do produto. “Os eletrodomésticos que consomem mais energia têm preço menor e os que consomem menos, custam mais caro. Se o consumidor compra um produto mais barato mas sem indicativo de consumo, pode ter uma surpresa ao final do mês, como um aumento significativo na conta de energia elétrica, por exemplo”, afirmou. 

Durante a verificação nas lojas, os fiscais também orientam os comerciantes sobre a importância da ostentação da etiqueta nos eletrodomésticos, mas qualquer irregularidade pode ser denunciada ao Imepi através do telefone 0800 281 1411. 

Rosa Magalhães

 

 

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.