INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi reúne empresários para discutir sobre cronotacógrafos
11/08/2011 - 13:45  
  
Twitter 
Google+ 
Reunião no Imepi sobre Cronotacógrafos

Representantes das empresas de ônibus intermunicipais, interestaduais e de turismo do Piauí e o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Piauí (Sineônibus), Francisco Costa, reuniram-se nesta terça (09) com diretores e metrologistas no Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), para discutir sobre a verificação metrológica obrigatória dos cronotacógrafos.

Os cronotacógrafos são instrumentos obrigatórios em veículos que transportam cargas acima de 4500 kg (com capacidade a partir de dez passageiros), como por exemplo ônibus e caminhões. De acordo com o calendário de verificação do Inmetro, um grande número de veículos nessa categoria que circulam no Piauí está com o prazo de verificação vencido.

Durante a reunião, ficou estabelecido que haverá atendimento extraordinário na Base de Aferição do Imepi no horário da tarde e aos finais de semana, caso haja necessidade e somente através de agendamento, para atender toda a demanda. Em média são verificados doze veículos no turno da manhã, por ordem de chegada. 

“A verificação de cronotacógrafos é importante por registrar dados como a velocidade desenvolvida pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distância percorrida. São informações aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo”, informou Messias Junior, diretor geral do IMEPI.

O atendimento do Imepi acontece no horário das 07:30 às 13:30h, de segunda a sexta, na Base de Aferição localizada ao lado do Terminal de Petróleo, no bairro Dirceu Arcoverde. Mais informações pelo telefones 3236-5735 e 0800 281 1411 ou pelo site www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo.  

Rosa Magalhães

 

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.