INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Metrologia do Estado do Piauí
Imepi conclui mais uma turma de agentes metrológicos
09/09/2011 - 12:03  
  
Twitter 
Google+ 
Metrologistas durante curso de formação no Imepi

De 05 a 09 de setembro o Instituto de Metrologia do Piauí realizou o último módulo do Curso de Formação de Agentes Metrológicos, através do Sistema de Ensino à Distância – EAD. O curso foi implantado pelo Inmetro com o objetivo de capacitar as equipes técnicas e acontece em todo o país, nos telecentros dos órgãos delegados da Rede Inmetro.

Em Teresina, doze metrologistas participaram do curso, que ofereceu módulos sobre verificação de taxímetros, esfigmomanômetros, bombas medidoras, produtos pré-medidos e por último, instrumentos de pesagem não automática (balanças), com aulas teóricas e práticas e avaliação final.

Os alunos foram acompanhados de perto pelo coordenador de fiscalização do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Emanuel Portela. Segundo ele, o projeto do ensino à distância é revolucionário e melhora muito o desempenho das equipes nas suas atividades diárias. “Antes, o ensino não era sistematizado, agora é todo planejado, desenvolvido com cuidado para dar mais condições aos metrologistas de responder, por exemplo, aos questionamentos sobre o trabalho que realizam, dando mais confiabilidade à sociedade em geral”, afirmou.

Atualmente, esse tipo de curso é oferecido apenas para agentes metrológicos da Rede Inmetro, mas o objetivo é estender também para o público externo, para a formação de novos metrologistas na comunidade. “Em Santa Catarina isso já acontece e a procura é muito boa. Os interessados passam por um processo seletivo e são oferecidas, em média, quinze vagas por turma. É mais uma forma de prestar serviço à sociedade, de forma educativa”, finalizou Emanuel.

Rosa Magalhães

 

 

Instituto de Metrologia do Estado do Piauí - IMEPI
Av. Barão de Gurguéia, 3336, Teresina/PI Telefone: (86) 3229-2612.